Pesquisar este blog

SHOPPING DX

AUGUSTO CURY

domingo, 1 de dezembro de 2013

Os sete princípios dos negócios sociais


 
Essa semana conversei longamente sobre Negócios Sociais com um amigo que é  CEO em uma empresa deste segmento. Aqui no Brasil a forma de atuação dos Negócios Sociais (denominados por alguns como setor 2,5) ainda não está muito clara ou definida.
Nas próximas semanas o Nobel da Paz Muhammad Yunus desembarca no Brasil com o intuito de disseminar o esse conceito em nosso país. Ele ficou conhecido no mundo por difundir um tipo de empresa voltada a resolver problemas sociais, e que obtenha lucro para continuar investindo na causa em que atua.
A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) lança o Yunus ESPM Social Business Centre, que será o primeiro Centro da América Latina dedicado a negócios sociais e a será também o primeiro a estimular a produção de conhecimento científico sobre este assunto.
“O Yunus ESPM Social Business Centre chega ao Brasil para colocar a mão na massa. Vamos atuar em três frentes: a acadêmica, para oferecer cursos; a incubadora, para ajudar a gestar ideias; e o fomento à pesquisa de professores e alunos”, diz Rogério Oliveira, diretor do Yunus Social Business Brasil. O centro ficará em São Paulo, na Vila Mariana, mas já há a perspectiva de expansão em 2014 para o Rio de Janeiro e Porto Alegre, onde a ESPM mantém unidades.

Rogério Oliveira é Country Director da start-up Yunus Negócios Sociais Brasil, incubadora, fundo de investimentos e consultoria em sociedade com o prêmio Nobel Prof. Muhammad Yunus . Antes disto trabalhou durante mais de 12 anos em empresas como Warner Bros., UOL, Johnson&Johnson e BRMALLS, sempre ligado a criação de novos produtos, unidades de negócios e start-ups. Fundou também o Movimento Buena Onda, aceleradora de negócios que geram alegria, impacto social ou ambiental. Rogério tem MBA pela HEC na Universidade de Montreal no Canadá e também é palestrante e professor na escola de inovação Perestroika onde dá aulas de Felicidade como Estratégia de Negócio.

Veja a seguir os princípios que Yunus sugere ser seguidos por empreendedores interessados em negócios sociais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário